Efeitos positivos da Multimídia

>> domingo, 10 de julho de 2011


O uso da informática se faz cada vez mais evidente na educação. A todo o momento os professores sentem que quem não for capaz de usar a informática como instrumental para o ensino-aprendizagem está desatualizado. Mas quais os resultados da informática em relação à maior eficácia da aprendizagem? 

Parece haver um consenso, mesmo que intuitivo, no que diz respeito à ideia de que a multimídia traz bons resultados na aquisição de informação nova, apesar do número de pesquisas sobre isso ainda ser muito pequeno.
Explorar bem o imenso potencial das novas tecnologias nas situações de ensino-aprendizagem pode trazer contribuições tanto para os estudantes quanto para os professores. Algumas delas, apresentadas com mais detalhes, são mencionadas a seguir:
Contribuições possíveis para a aprendizagem:
· Esses recursos estimulam os estudantes a desenvolver habilidades intelectuais; muitos estudantes mostram mais interesse em aprender e se concentram mais; estimulam a busca de mais informação sobre um assunto e de um maior número de relações entre as informações; promove cooperação entre estudantes.
Contribuições possíveis para a função do professor:
· Através das novas tecnologias os professores obtêm rapidamente informações sobre recursos instrucionais; se o potencial das novas tecnologias estiver sendo bem explorado, o professor interage com os alunos mais do que nas aulas tradicionais; Professores começam a ver o conhecimento cada vez mais como um processo contínuo de pesquisa; por possibilitar rever os caminhos de aprendizagem percorridos pelo aluno, as novas tecnologias facilitam a detecção pelos professores dos pontos fortes, assim como das dificuldades específicas que o aluno encontrou, ou aprendizagem incorreta ou pouco assimilada.

Veja como um Vídeo pode auxiliar o professor na explicação de sua disciplina. 
Vídeo para explicar o significado e o uso dos ditos populares. 

Link do vídeo: Portal do Professor- MEC- Conteúdos Multimídia: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50386


                                                                                                    EducoAbraços, Angela dos Santos Araújo

0 comentários:

Postagens populares

Total de visualizações de página

Seguidores

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP